Aqui procurarei depositar retalhos de Estórias e da História de Mossâmedes (Moçâmedes, actual Namibe), uns, resgatados às páginas de antigos livros e documentos retirados das prateleiras de alfarrabistas, ou rebuscados no interior de bibliotecas, reais e virtuais... e ainda outros, fundados em testemunhos de vivos e experiências vividas. Porque é nas estórias e na História, naquilo que de melhor ou pior aconteceu, que devemos, todos, portugueses e angolanos, europeus e africanos, buscar ensinamentos, para que, não repetindo os erros do passado, sejamos capazes de nos relançar e progredir no futuro, enquanto pessoas e cidadãos. Citando o Padre Ruela Pombo (*): "Os mortos guiam os vivos!... É verdade: sem freio nem chicote...O passado impõe-se ao presente, e garante o futuro.O homem egoísta é inimigo do verdadeiro Progresso e prejudicial à Sociedade. É esta a minha ...ilusão!"



(*) in
“Paulo Dias de Novais e a Fundação de Luanda – 350 anos depois...”, 2 de Dezembro de 1926 – Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa, Portugal












domingo, 30 de março de 2008

Rua dos Pescadores:zona do Hotel central e Drogaria Rosa: anos 50




Esta rua, até 1975, era a Rua dos Pescadores, entre a Avenida da Praia do Bonfim e a Rua das Hortas. Ali ficavam os neoclássicos Hotel Central e o «Grémio da Pesca», o Arte Déco da «Drogaria Rosa», os moderno «Hotel Turismo», a nova sede do «Banco de Angola» em edifício moderno, a «Casa das Noivas», o «Jornal O Namibe», etc., etc.

Não sendo tão movimentada quanto a Rua das Hortas onde se encontrava o grosso da actividade comercial, esta rua era na altura uma das mais movimentadas da cidade, como aliás se pode ver através das fotos aqui apresentadas, da autoria do fotógrafo Salvador.
.
Estas 3 fotos concentram-se na zona que entre as traseiras do edifício da Alfândega (à esq.) e o Hotel Central (vulgo Hotel do Patalim), (à dt Por aqui podemos ver também, à dt., o clássico edifício de 1º. andar do Grémio da Pesca, seguido da casa de Mário de Sousa, dos escritórios do Romão e da Parceria de Pesca (esta junto ao Hotel Central, mais à dt. ). 
MNjardim

Fotos do fotógrafo Salvador

1 comentário: